No 1º trimestre de 2024 o nº de transações de alojamentos em Portugal diminuiu 4% em termos homólogos e 24% face ao trimestre homólogo de 2022.
Esta tendência não destoou do comportamento generalizado no espaço europeu onde se notou uma forte quebra ao longo de 2023 e um abrandamento da mesma no 1º trimestre de 2024.
Se em termos de transações totais o mercado nacional encontrou um patamar estável nos últimos trimestres, já no que respeita às compras por não residentes houve pela 1ª vez uma quebra no segmento dos Não Residentes fora do espaço Europeu. A instabilidade política e o fim do programa de RNH no final de 2023 poderá ter sido a alavanca desta quebra.
Apesar da forte quebra no nº de vendas em 2023/ 2024 não existe efeito preço assinalável, mantendo-se Lisboa com um crescimento mais fraco e outras zonas do País (mais atrasadas na curva dos últimos 5 anos) ainda em forte crescimento.
Este comportamento dos preços foi de certa forma uniforme ao longo de todo o espaço do Euro na última década, ao longo da qual foi sempre positivo, pese embora grandes flutuações no número de transações.