O segmento luxo representa cerca de 40% das vendas do Siimgroup, sendo que em 2016 foram transacionados cerca de 84 milhões de euros em imóveis Collection, num total de 210 milhões de euros transacionados pelo grupo que integra a rede nacional RE/MAX.
Esta integração permite, segundo Assunção Ravara, “uma proximidade estratégica e funcional com mais de 225 empresas de mediação imobiliária e mais de 5000 comerciais”. Tal proximidade assegura “uma partilha interna de informação e consequentemente de negócios que representa cerca de 47% das transações imobiliárias do grupo”, afirma a mesma responsável.
Este enquadramento intervém num mercado imobiliário caracterizado por grande robustez, “estando a demonstrar significativo desenvolvimento, com forte destaque para o mercado de luxo”.
Em Lisboa, onde a RE/MAX Collection concentra parte significativa das suas operações, dedicada ao segmento de luxo, “o mercado tem vindo a gerar constantes e novas soluções imobiliárias que permitem mostrar a evolução neste sector”. Para fortalecer esta área de negócio, numa aposta contínua de procura de soluções imobiliárias cada vez mais eficazes, no acompanhamento dos seus clientes por parte de consultores especializados, a RE/MAX Collection terá um novo espaço, no Chiado, onde abrirá portas dia 16 de Março.
O segmento luxo “continua dominado pelos projetos de reabilitação nas zonas centrais de Lisboa, sendo um mercado bastante ativo na capacidade de atrair o investimento nacional e estrangeiro”. Em Portugal “ainda se regista um preço por m2 muito inferior à maior parte das principais cidades europeias”, adianta Assunção Ravara.
Igualmente “outros argumentos na promoção de Portugal no mercado externo, que envolvem o clima, a diversidade da paisagem, a riqueza patrimonial, as acessibilidades terrestres e marítimas, as ligações aéreas diárias para os principais aeroportos do mundo, os sistemas educacionais e de saúde, têm um papel fulcral no desenvolvimento deste segmento de mercado”.
Em 2017, “pelas características do mercado imobiliário, pelo enquadramento socioeconómico de Portugal, pela maturidade da marca RE/MAX e pela experiência do Siimgroup, a abertura deste novo espaço dedicado ao segmento de luxo enquadra-se no normal desenvolvimento” do grupo imobiliário.