Daniel Henriques conta ao Siimgroup o que julga ser o caminho para o sucesso no Mercado Imobiliário, durante este período de mudança.
Daniel Henriques e Diogo Lampreia são os Consultores imobiliários da RE/MAX que mais vendem em todo o mundo. Esta liderança (exceto na América do Norte) mantém-se desde 2018. Neste período de isolamento social, ambos continuaram a trabalhar a tempo inteiro e remotamente, com o total apoio do Siimgroup.
- Daniel, este tempo de isolamento social modificou a sua rotina de trabalho?
A minha rotina não mudou, o que mudou foi a forma de trabalhar. Realinhámos estratégias. Numa primeira fase deixei de acompanhar visitas físicas aos imóveis. Agora, estou a realizá-las com todos os cuidados que a DGS aconselhou.
Continuo a trabalhar 14 horas por dia. A minha prioridade é manter o contacto com os nossos Clientes, aprender e a recolher informação de mercado, de forma a ajudar e a estar sempre preparado a dar resposta às necessidades e questões que os nossos clientes tiverem.
- Como é a sua abordagem perante os Clientes nesta fase?
É uma abordagem simples, humana, preocupada, de apoio e de conforto. Tenho também trocado ideias com os nossos clientes sobre a economia e transmitido informação mais específica sobre o Mercado Imobiliário atual.
- Como tem gerido o fecho de negócios ?
Tenho tido uma abordagem com mais cuidados, devido à pandemia, perante o cliente. Apostei muito na qualificação remota, com os suportes tecnológicos que temos ao dispor, nomeadamente a fotografia. Quando o Cliente está de facto qualificado e se mostra verdadeiramente interessado, organizo a visita à casa. Todo o processo de negociação e registo de informação, após a visita, é feito por telefone e email. Assim tento garantir a segurança dos clientes e a transparência do negócio.
O processo de angariação é muito parecido. Começo por pedir fotografias ao proprietário para poder ver e analisar o imóvel que quer vender e, de seguida recolho a documentação de forma a fazer uma pré-avaliação. Utilizo o método de estudo comparativo, para definir um preço justo de mercado. Caso o imóvel esteja devoluto, ao processo de avaliação acrescento uma visita presencial.
- Alguns defendem que momentos como este fazem sobressair os bons profissionais. O Daniel acredita nisto?
Eu acredito em pessoas mais dedicadas e pessoas menos dedicadas. Quem for mais dinâmico, tiver mais espírito de sacrifício, trabalhar mais e se dedicar mais, vence. Não basta ser bom. Ser bom, aliás, não vale nada. As pessoas têm de trabalhar, têm de se dedicar e, acima de tudo tem de se reinventar.
- Qual tem sido a sua maior aprendizagem nesta altura?
Acredito que estas alturas são sempre de grande observação e aprendizagem. A capacidade que temos de nos adaptar à nova realidade vai ditar o nosso sucesso. Quanto mais depressa aceitarmos a situação, realinharmos estratégias e as colocarmos em ação, mais rápido conseguiremos ultrapassar esta etapa.
Julgo que estamos a entrar numa nova fase, em que nos tornámos pessoas mais humanas, com mais vontade de fazer, mais atentas, mais humildes e mais gratas. Esta pandemia pôs a descoberto coisas simples que tomámos por garantidas, como a Liberdade, a Amizade e o Abraço.