“Nos últimos anos, o setor imobiliário mostrou ter a capacidade de resistir a diversos impactos e retomar a sua boa forma.
A realidade é que este é um setor com grande heterogeneidade, caracterizada na ampla cobertura geográfica, proliferação de diferentes modelos de negócio com pequenas empresas familiares, grandes empresas internacionais, redes imobiliárias nacionais, redes imobiliárias internacionais com diversos domínios de especialização.
E, apesar de todos competirem entre si, também todos estão sintonizados em evoluir, incorporar as melhores práticas, abraçar a tecnologia, maximizar o serviço, verdadeiramente profissionalizar a atividade mesmo na ausência de legislação que a isso obrigue.
A APEMIP tem como missão defender e representar todos os profissionais e empresas de mediação em Portugal, sejam eles de pequena, média ou grande dimensão.
A preparação voluntária que milhares de consultores, agentes, mediadores imobiliários têm realizado através da formação em áreas tão diversas como “obrigações legais”, “avaliação”, “liderança”, “branqueamento de capitais”, “marketing”, “redes sociais”, entre outras, são a demonstração óbvia de todo um setor que procura o caminho do conhecimento do rigor, da preparação, da profissionalização.
É também aqui, nesta sintonia, que se encontra a APEMIP enquanto associação representativa destas heroicas empresas, Mulheres e Homens da mediação Imobiliária. Se por um lado com enorme orgulho na fantástica resiliência demonstrada, também cientes das exigências com que todos estamos confrontados e que a todos exigirão capacidade de cooperação, adaptação e evolução.
A atividade de Mediação Imobiliária terá a capacidade para competir entre si com espaço para o rigor a inovação e a eficácia dos seus serviços.
Terá a capacidade de evoluir num modelo capaz de incorporar tecnologia e privilegiar relacionamento Humano.
Terá a capacidade de reconhecer o papel de Mulheres e Homens verdadeiros Profissionais de Mediação Imobiliária como sendo estruturais na representatividade deste setor.
A APEMIP que tanto e tão bem fez ao longo dos últimos anos, tem também a responsabilidade e obrigação de fazer mais, pelo setor, pelas Pessoas, por Portugal.”
A Direcção da APEMIP