O Emanuel já trabalhou noutras imobiliárias antes de chegar à RE/MAX Siimgroup. O que o levou a mudar-se para o Siimgroup?
O meu percurso no ramo imobiliário iniciou-se em 2016.
Comecei como coordenador de loja, posteriormente Consultor Imobiliário, gestor de equipas, diretor comercial e em 2020, por opção, voltei a ser Consultor Imobiliário.
Ao longo destes anos fui ganhando experiência e conhecimento nas 3 imobiliárias onde trabalhei.
O conhecimento da realidade do sector imobiliário, a dinâmica do negócio, a notoriedade das marcas que operam neste sector, fizeram com que em junho de 2020 tivesse de tomar uma decisão importante. Definir o que mais me realizava profissionalmente e onde poderia ter o apoio que necessitava para evoluir. A escolha foi óbvia. Para mim, o Siimgroup reúne tudo o que preciso enquanto Consultor Imobiliário.
Ao longo deste período, o Emanuel tem ganho diversos prémios por faturação, angariações e desempenho. Qual o segredo deste sucesso?
Sou da opinião que, para se ter sucesso profissional, é necessário gostarmos do que fazemos, mas isso não é o suficiente.
Nesta profissão, além de gostar, é preciso haver uma entrega total, servir eficientemente o Cliente, criar relações duradouras, estar constantemente atualizado sobre o mercado imobiliário e suas especificidades e ter objetivos bem definidos.
Neste ano de Siimgroup, ganhei diversos prémios que me deixaram muito feliz.
O segredo, para além do trabalho consistente, é a vontade enorme que tenho de aprender com os meus colegas mais experientes. Por vezes uma boa conversa com um colega pode mudar a nossa vida!
Quais são os maiores desafios que enfrenta no imobiliário e como consegue ultrapassar as dificuldades?
Os maiores desafios que enfrento no imobiliário não têm a ver com o mercado em si, mas sim comigo próprio.
O Ser Humano tem por tendência o não gostar de arriscar, fazer o que lhe é mais fácil, criar as suas próprias crenças, por vezes negativas.
Obviamente que eu não fujo à regra, mas todos os dias tento contrariar e faço dos desafios oportunidades. Acredito que em cada desafio temos uma oportunidade de ouro, mesmo que não a consigamos visualizar no momento.
Já tive situações em que, por uma razão ou por outra, não consegui concretizar o negócio e passados anos, concretizei!
Lembro-me, por exemplo, de uma Cliente que acompanhei na compra da casa para os seus filhos. Visitámos várias casas, não gostou de nenhuma e, entretanto, por razões pessoais, deixou a ideia de lado. Volvidos dois anos retomou a decisão de comprar a casa para os seus filhos e escolheu-me para acompanhá-la em todo o processo.
Foi determinante manter a proximidade com a Cliente ao longo do tempo e ter mantido o foco para satisfazer os seus interesses.
Com os desafios ficamos mais fortes e mais bem preparados para outras situações. Por isso, devemos aceitá-los e até agradecer!
Considera-se satisfeito com o seu desempenho no setor imobiliário?
Diversas vezes penso que deveria ter iniciado a minha carreira mais cedo no ramo imobiliário, pois é o que realmente gosto de fazer.
Nem sempre foi fácil, houve momentos que coloquei em causa a minha continuidade, mas tive o apoio da família e colegas que acreditaram em mim e me deram força para continuar.
Uma das coisas que mais gosto nesta profissão é que os rendimentos financeiros estão literalmente dependentes do meu desempenho.
Não me sinto satisfeito com o meu desempenho, vejo que tenho um longo caminho de aprendizagem e estou longe de chegar onde quero estar.
Seguirei em frente e determinado!