Helder Rana, Consultor Siimgroup desde Abril de 2021, ao fim de 25 anos de carreira noutra área, decidiu fazer uma mudança na sua vida profissional. Nesta entrevista, contará a sua experiência.
O que levou o Helder a transitar da área da informação médica para o sector do imobiliário?
Ao fim de 25 anos na área da informação médica, impôs-se uma mudança.
A adaptação foi excelente desde a primeira hora. Como Consultor imobiliário, continuo na área das vendas, da comunicação e do contacto directo com pessoas.
Quais os maiores desafios que encontrou?
Naturalmente os desafios são enormes quando mudamos de área profissional, há que estudar, aprender conceitos novos e conhecer as regras do mercado onde estamos inseridos. Acima de tudo, é necessário ter os conhecimentos mínimos para poder falar com os Clientes, com segurança e honestidade.
Mas apontaria dois desafios em particular:
Em primeiro lugar, todo o processo burocrático que envolve a compra e venda de um imóvel. São de facto muitos documentos, muita terminologia nova, ao início parece assustador, mas com trabalho e apoio, vamos aprendendo.
Em segundo lugar, conhecer bem a zona que vamos trabalhar. Eu desconhecia quase por completo a zona habitacional que fui trabalhar - a linha de Sintra. Na conversa com os Clientes, esta era de facto uma dificuldade, mas com dedicação e motivação, rapidamente consegui ultrapassar essa questão.
Decidiu mudar de área na altura da pandemia?
Sim, comecei em Setembro e a pandemia chega no inicio do ano seguinte.
Nestes 6 meses (entre a entrada na RE/MAX e o inico da pandemia) eu já tinha vendido uma moradia e dois apartamentos.
Foi um processo difícil?
Psicologicamente sim. Eu estive muito tempo parado, sem ir à agência, sem fazer escalas, sem fazer angariações e sem fazer visitas, e isso acabou por refletir-se nos negócios.
A parte positiva, foi ter assistido a muitas formações, palestras e reuniões online, tendo tido oportunidade de adquirir conhecimentos mais sólidos do mercado imobiliário.
Como encontrou o mercado imobiliário nessa altura?
Com uma enorme capacidade de resiliência, as pessoas continuaram a ter necessidade de comprar, vender ou arrendar.
A procura por casas maiores e com áreas exteriores, a saída para as periferias das cidades principais, o teletrabalho e a necessidade de um maior contacto com a Natureza, contribuíram para uma dinâmica do mercado imobiliário, que felizmente se mantém.
O Helder tem-se focado bastante na angariação de imóveis e, recentemente alcançou o enorme feito de angariar um empreendimento. Pode contar-nos como conseguiu este resultado e quais os desafios que encontrou?
O Promotor tinha um imóvel à venda há muitos anos. Depois de alguma persistência, consegui angariá-lo - foi um processo extremamente moroso e difícil, mas felizmente o proprietário apreciou a minha determinação e acabou por me dar a moradia. A venda aconteceu em 3 dias.
Venho posteriormente a saber que o proprietário é um Promotor muitíssimo conceituado, com trabalhos em Portugal e no estrangeiro.
Na sequência da 1ª venda, fomos sempre mantendo o contacto, reunimos por várias vezes sobre assuntos ou propostas de imóveis, e desta empatia e confiança no meu trabalho, surge a angariação do empreendimento.
O que o fez optar pelo Siimgroup?
O Siimgroup tem um ADN muito próprio, o qual aprecio bastante. Dimensão, know-how, imagem, comunicação, profissionalismo e ética. Foi este conjunto de factores, que me fez optar pelo Siimgroup.
Qual o conselho que deixa a quem quer ser Consultor imobiliário?
Acreditar que é possível e para isso trabalhar, trabalhar e trabalhar!