pesquisa actualidades

O Consultor que, com apenas um ano de experiência, angariou um empreendimento

06 setembro 2022

Helder Rana, Consultor Siimgroup desde Abril de 2021, ao fim de 25 anos de carreira noutra área, decidiu fazer uma mudança na sua vida profissional. Nesta entrevista, contará a sua experiência.

O que levou o Helder a transitar da área da informação médica para o sector do imobiliário?
Ao fim de 25 anos na área da informação médica, impôs-se uma mudança.
A adaptação foi excelente desde a primeira hora. Como Consultor imobiliário, continuo na área das vendas, da comunicação e do contacto directo com pessoas.

Quais os maiores desafios que encontrou?
Naturalmente os desafios são enormes quando mudamos de área profissional, há que estudar, aprender conceitos novos e conhecer as regras do mercado onde estamos inseridos. Acima de tudo, é necessário ter os conhecimentos mínimos para poder falar com os Clientes, com segurança e honestidade.
Mas apontaria dois desafios em particular:
Em primeiro lugar, todo o processo burocrático que envolve a compra e venda de um imóvel. São de facto muitos documentos, muita terminologia nova, ao início parece assustador, mas com trabalho e apoio, vamos aprendendo.
Em segundo lugar, conhecer bem a zona que vamos trabalhar. Eu desconhecia quase por completo a zona habitacional que fui trabalhar - a linha de Sintra. Na conversa com os Clientes, esta era de facto uma dificuldade, mas com dedicação e motivação, rapidamente consegui ultrapassar essa questão.

Decidiu mudar de área na altura da pandemia?
Sim, comecei em Setembro e a pandemia chega no inicio do ano seguinte.
Nestes 6 meses (entre a entrada na RE/MAX e o inico da pandemia) eu já tinha vendido uma moradia e dois apartamentos.

Foi um processo difícil?
Psicologicamente sim. Eu estive muito tempo parado, sem ir à agência, sem fazer escalas, sem fazer angariações e sem fazer visitas, e isso acabou por refletir-se nos negócios.
A parte positiva, foi ter assistido a muitas formações, palestras e reuniões online, tendo tido oportunidade de adquirir conhecimentos mais sólidos do mercado imobiliário.

Como encontrou o mercado imobiliário nessa altura?
Com uma enorme capacidade de resiliência, as pessoas continuaram a ter necessidade de comprar, vender ou arrendar.
A procura por casas maiores e com áreas exteriores, a saída para as periferias das cidades principais, o teletrabalho e a necessidade de um maior contacto com a Natureza, contribuíram para uma dinâmica do mercado imobiliário, que felizmente se mantém.

O Helder tem-se focado bastante na angariação de imóveis e, recentemente alcançou o enorme feito de angariar um empreendimento. Pode contar-nos como conseguiu este resultado e quais os desafios que encontrou?
O Promotor tinha um imóvel à venda há muitos anos. Depois de alguma persistência, consegui angariá-lo - foi um processo extremamente moroso e difícil, mas felizmente o proprietário apreciou a minha determinação e acabou por me dar a moradia. A venda aconteceu em 3 dias.
Venho posteriormente a saber que o proprietário é um Promotor muitíssimo conceituado, com trabalhos em Portugal e no estrangeiro.
Na sequência da 1ª venda, fomos sempre mantendo o contacto, reunimos por várias vezes sobre assuntos ou propostas de imóveis, e desta empatia e confiança no meu trabalho, surge a angariação do empreendimento.

O que o fez optar pelo Siimgroup?
O Siimgroup tem um ADN muito próprio, o qual aprecio bastante. Dimensão, know-how, imagem, comunicação, profissionalismo e ética. Foi este conjunto de factores, que me fez optar pelo Siimgroup.

Qual o conselho que deixa a quem quer ser Consultor imobiliário?
Acreditar que é possível e para isso trabalhar, trabalhar e trabalhar!

 

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.